Festa da Rapadura

Realizada no Povoado do Prata, município de São Félix do Tocantins, a 386 km de Palmas, a Festa da Rapadura teve início no ano de 2014 e, a cada edição, reúne representantes das comunidades quilombolas da região do Jalapão e conta com diversas atividades e apresentações srtísticas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar cultura e tradições regionais.

Durante o evento, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Como parte da programação da festa, também são realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais. No local, também funciona uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.

Turismo de Base Comunitária

A comunidade oferece, aos visitantes, a oportunidade de conhecer o Turismo de Base Comunitária, onde os moradores dispõem de acomodação  em ambiente familiar para os visitantes. Interessados em reservas quanto às acomodações ppodem entrar em contato com a associação pelo telefone (63) 99963-3700.

Promoção

O evento é realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata,e conta com diversos parceiros e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).