Monte do Carmo

O turismo religioso também tem destaque na região Serras e Lago.  A cidade de Monte do Carmo, a 89 km de Palmas, tem neste segmento seu principal atrativo e conta com um vasto calendário de festas e eventos. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um símbolo arquitetônico da religiosidade de Monte do Carmo. Uma construção datada de 1801, de arquitetura simples, no centro da cidade. Uma herança viva das tradições da região. Em volta do templo há ruas estreitas, casas simples e antigas.

A Igreja de São Gonçalo que ficava no pé da serra do Carmo, era a igreja dos negros escravos, que ainda resiste ao longo do tempo testemunhando por suas ruínas.

As festas do município estão entre as mais tradicionais do Tocantins e as comemorações de maior destaque incluem a Festa do Divino Espírito Santo; da padroeira, Nossa Senhora do Carmo; de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião.  

Outra festividade marcante do município ocorre no Domingo de Páscoa – a Folia do Divino (Festa do Imperador) – na qual  os foliões deixam Monte do Carmo e percorrem as cidades vizinhas, no chamado Giro das Folias. São 30 dias de visitas às fazendas para abençoar as famílias e recolher donativos para a festa. Depois eles retornam, e acontece o grande encontro das folias em homenagem ao Divino Espírito Santo, à Nossa Senhora do Carmo e do Rosário.

Festejos de Monte do Carmo - Foto Auro Giuliano.jpg

Catedral Nossa Senhora do Carmo

Festejo de São Sebastião - Monte do Carmo - Foto Tharson Lopes (1).jpg

Festejo de São Sebastião