Catedral Nossa Senhora das Mercês

A Catedral de Nossa Senhora das Mercês é o principal marco do município de Porto Nacional, tendo sido construída em 1894. Este espaço religioso encontra-se preservado na sua forma original e o seu formato remonta ao estilo de construção francês, mais concretamente de Toulouse, de onde vieram os padres dominicanos que idealizaram a catedral.

Ela abriga a imagem da santa padroeira de Porto Nacional e foi construída com tijolo e pedra canga. As grandes cavas para o levante das monumentais paredes e colunas tiveram início em 1893. Crianças, idosos, adolescentes, famílias inteiras formavam a mão de obra deste grandioso templo que foi inaugurado em setembro de 1904.

FESTEJO

A devoção por Nossa Senhora das Mercês chegou ao Brasil, trazida pelos frades mercedários, e floresceu em grupos formados principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira da libertação dos escravos. Nesse sentido, no mês de setembro Porto Nacional festeja, com devoção, a santa e comemora através de quermesse com comidas típicas, danças tradicionais, novenas e missas.