Tocantins

O jovem e promissor Estado do Tocantins nasceu com a constituição de 1988, porém, apesar de seus poucos anos de criação, sua história é marcada pelos mais 300 anos de ocupação dos colonizadores europeus que se depararam com as várias etnias indígenas que habitavam a região. O ouro foi a primeira riqueza explorada, no fim do século VXII, o que deixou marcas na história e na cultura do Estado. Com o declínio do garimpo, a criação de gado e a produção agrícola começaram a ganhar importância econômica. Nos últimos anos, o Brasil e o mundo estão descobrindo outra riqueza sobrepujante que o Tocantins oferece: cenários naturais belíssimos com grande potencial turístico.

No centro do planalto central e banhado, em toda sua extensão, pelos rios Araguaia e Tocantins, o Estado abriga ambientes naturais de grande importância socioambiental, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo; o Jalapão, conhecido como o “deserto das águas” por abrigar ambiente típico de savana, mas com grande riqueza hídrica; e o Cantão, que é o maior ecótono do planeta. Ainda, Palmas, a mais nova capital do País, possui uma arquitetura moderna e é considerada a cidade das oportunidades e da qualidade de vida. Embora o Cerrado seja a vegetação predominante, é possível encontrar ainda áreas de Floresta Amazônica e áreas com característica pantaneira. 

Reunindo diferentes povos e etnias no período do garimpo, o Estado atualmente possui uma grande variedade de manifestações culturais e tradições, moldadas principalmente pela fé e pela religiosidade, que sobrevivem e se ressignificam, formando a identidade dos tocantinenses. A criação do Estado enriqueceu ainda mais a cultura da região com a chegada de imigrantes das regiões Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e de outros estados da Região Norte.

A economia do Tocantins tem se destacado no cenário nacional. A agropecuária, principal atividade econômica do Estado, é responsável por cerca de 60% do seu Produto Interno Bruto (PIB) e ainda tem potencial para se desenvolver. Com a implantação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (região formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se tornará  uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos. Hoje o Tocantins é o maior produtor de grãos da Região Norte.  

Outro grande potencial do Estado com impacto socioeconômico sustentável é o turismo.  O Tocantins reúne atrativos para todos os segmentos turísticos: uma natureza com rios, cachoeiras, lagos, praias, serras, cânions, cavernas, grande diversidade de fauna e flora; rica cultura com influência ainda preservada de povos tradicionais; culinária que valoriza produtos locais e a tradição dos povos que aqui se desenvolveram; arquitetura antiga e moderna; artesanato  que destaca culturas ancestrais; e as festividades e tradições influenciados pela fé do seu povo.