Governo do Estado apoia exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos e à luta emancipatória

15/03/2019 - Seleucia Fontes

O Memorial Coluna Prestes sedia, a partir desta sexta, 15 de março, a exposição ‘Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins’. A mostra, que presta homenagem ao ex-governador e relembra os fatos que marcaram a luta pela emancipação ficará disponível ao público até 19 de junho.

“Ceder este espaço gerenciado pela Adetuc foi a forma encontrada pelo Governo do Estado para colaborar com este importante projeto que reconhece a trajetória política do governador Siqueira Campos e sua participação no processo de criação do Estado do Tocantins”, afirma Tom Lyra, presidente Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc),. O Memoral fica localizado na Praça dos Girassois, e pode ser visitado em horário comercial, com entrada gratuita.

A exposição

Segundo Wagner Praxedes, corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e idealizador da exposição, a proposta é apresentar à sociedade a luta pela emancipação do então Norte de Goiás. “O governador Mauro Carlesse colocou a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes a disposição, para levarmos caravanas de estudantes para visitar a exposição”, revelou durante visita a Adetuc para tratar dos detalhes da parceria.

Com a curadoria do arquiteto José Eduardo Rodrigues, a mostra tem como  carro chefe uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.

Segundo a assessoria do projeto, para que os visitantes contextualizem os fatos históricos da criação do Estado a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais, foram pontuados nos painéis, também de forma cronológica, relatos como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, independência do Brasil e a Revolução Francesa. 

Também compõem a mostra documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos Padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte, até a criação do estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988 no Congresso Nacional. 

Visita                                                                                                                      

A exposição ‘Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins’ recbeu na manhã desta sexta-feira, 15, a visita dos alunos da Escola Municipalde Tempo integral Aprigio Tomaz de Matos, que tiveram a oportunidade de conferir de perto, por meio  painéis ilustrativos, objetos, documentos  e videos a trajetória da história de luta pela criação do Estado do Tocantins.