Pindorama

O Município de Pindorama, ao sudeste do Estado, foi fundado em 1945, com a construção de um grupo escolar (com recursos do Instituto Nacional de Ensino Pedagógico - INEP), na localidade denominada "dos Machados", no município de Natividade.

A Criação do estabelecimento escolar provocou a concentração de lavradores nas suas proximidades, dando origem ao povoado de Pindorama, sendo considerados pioneiros Lino Cesário de Souza, Benevides Belém e Benedito de Oliveira Costa. Através da Lei Municipal nº 3, de 3 de abril de 1948, o povoado foi elevado a Distrito e por força da Lei do Estado de Goiás nº 4.651, de 8 de outubro de 1963, o Distrito foi desmembrado de Natividade, recebendo autonomia política.

O Município foi povoado quase que exclusivamente por migrantes do Piauí e Bahia. Por força do Decreto Legislativo nº 01, Art. 4º, publicado no D.O./TO. n.º 01, de 01 de janeiro de 1989, o Município passou a denominar-se Pindorama do Tocantins.

No turismo, Pindorama é conhecida por um dos atrativos mais visitados do Tocantins, a Lagoa do Japonês encantam com as águas de tons azuis. O municipio ainda possui outros atrativos que sao destaque de roteiros ecoturísticos. 

Lagoa do Japonês

Lagoa do Japonês