Araguatins é uma cidade do Estado do Tocantins. Chamam – se os habitantes de araguatinenses.  O município se estende por 2.625,3 km² e conta com 36.573 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 13,6 habitantes por km² no território do município. Municípios limítrofes de Araguatins são: Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Esperantina, Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Carrasco Bonito e São Bento do Tocantins, Araguatins esta situada a 73 km a Sul-Oeste de Imperatriz no Estado do Maranhão, à maior cidade nos arredores.  Situado a 125 metros de altitude, e Araguatins tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 5° 39' 22'' Sul, Longitude: 48° 7' 8'' Oeste.

A atividade turistica do municipio de Araguatins é constante tendo os seguintes eventos previsto no calendario municipal, sendo os seguintes descritos abaixo: Campeonato de Pesca Esportiva; Encontro de Lanchas; Festival Gastronomico; Aniversário do Municipio de Araguatins; Temporada de Praia; Espozição Agropecuária – EXPOATINS; Araguatins Gospel Show; Sarau do Cerrado (evento mensal); Feira de Artesanato; Revéillon; Aniversário do Distrito de Macaúba; Aniverspario do Distrito do Falcão; Aniversário do Distrito de Araguanópolis; Aniversário do Distrito Natal; Feira Moove Mente; Ornamentação de Natal; Construção da Arena Esportiva no Estádio João de Deus Miranda e Estádio Ricardo Pereira, Copão Tocantins de Futebol Amador; Copão do Bico de Futebol Master; CircuitoTocantinese de Futevôlei; Campeonato Municipal de Futebol 1º divisão; Copa Araguatins de Voleibol Masculino e Feminino; Copa Araguatins Society Feminino; 1º Circuito de Futevôlei de Araguatins; 1º Corrida Cidade de Araguatins  Masculino e Feminino (jovem, aberto e master); 1º Pedalada de Araguatins Masculino e Feminino (jovem, aberto e master); Campeonato Municipal de Futebol 2ª Divisão; Projeto Verão Ativo na Praia da Ponta Modalidades: Volei de Praia Masculino e Feminino, Beach Soccer Feminino e Futevolei, Torneio da Amizade de Vôlei de Areia Feminino; 1ª Copa Cidão de Vôleibol Masculino; 3º Torneio do Grupo K.A. de Futsal do Distrito do Falcão.

O municipio de Araguatins possui grandes belezas naturais. O rio Araguaia serpenteia todo o limite municipal a oeste, incluindo a sede do Municipio, que cria uma grande conexão cultural, social e economica de Araguatins com este corpo d’água.

Ver mais