No Tocantins existem tesouros capazes de impressionar, como a cidade de Xambioá, às margens do Rio Araguaia, no norte do Estado. O município tem belezas naturais, como as praias e corredeiras, eventos populares como o Carnaxam, o carnaval fora de época, e um fato histórico de interesse nacional: a Guerrilha do Araguaia.

        Os primeiros habitantes de Xambioá chegaram por volta de 1845, com a intenção de conquistar os índios Karajá e fiscalizar a extração de látex. Mas foi na década de 1930 que o povoamento começou a se firmar devido à descoberta das minas de cristal de rocha na região. O nome da cidade significa “pássaro preto veloz”, e se refere à nação indígena Xambioá, que mantém uma reserva próxima ao município.

        Entre 1970 a 1976 ocorreram na região ações guerrilheiras organizadas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contrárias ao regime militar. Seus integrantes pretendiam combater a ditadura militar e implementar o comunismo, iniciando o movimento pelo campo. O conflito entre guerrilheiros e o Exército deixou marcas profundas, mesmo assim, conhecer o palco da guerrilha é uma experiência única.

Ver mais