Frisas

Este é o monumento com maior número de peças entre todos os que existem na Praça dos Girassóis. São 144 placas que contam a história do Tocantins, desde o período geológico até a realização da primeira missa de implantação de Palmas. As Frisas foram criadas pelo artista plástico Maurício Bentes e são feitas de resina com fibra de vidro, destacando figuras em alto relevo.

A maioria das peças mede 2 metros de comprimento por 2,60 metros de altura. Mas o acervo também possui placas com mais de 4 metros de comprimento por 1,15 metros de altura. Elas seguem uma ordem cronológica, iniciando-se no pórtico central da entrada norte, seguindo à direita até contornar todo o Palácio.

Cinquenta e seis peças retratam cenas históricas, que vão desde a chegada dos desbravadores, à catequização dos indígenas, à expansão da pecuária, à exploração do ouro, à vida nos arraiais, às lutas políticas e armadas e tantas outras que retratam as transformações em nosso território. Foram necessários quatro meses para produzir todas as placas.

As Frisas fazem parte da fachada do Palácio Araguaia desde 18 de março de 2002. Em 2011, passaram por restauração e estão ainda mais vistosas.