O município de Santa Tereza do Tocantins foi criado em 5 de outubro de 1989 e teve sua origem a partir da divisão do município de Novo Acordo e desde então vem se desenvolvendo buscando uma identidade própria, sempre voltada para o envolvimento dos habitantes que desde a década de 70 buscam melhoria na qualidade de vida de seus familiares.

Santa Tereza do Tocantins é considerado o portal de entrada do Jalapão e o rio Balsas é a principal atração com balneários de águas limpas e Cachoeiras. Na região, o capim dourado é bastante utilizado pelos artesãos. No município também é recheado de história e cultura, uma vez que a Comunidade Quilombola Barra do Aroeira possui sua sede instalada no município. A comunidade está localizada as margens da TO-247 e é rota para o Jalapão. Na Comunidade Quilombola também possui uma Casa de Cultura que é um espaço utilizado para realização de encontros, eventos, e perpetuação da cultura local por meio da passagem de conhecimentos e valores locais.

Em Santa Tereza também são realizados alguns eventos culturais da região e que atraem muitos turistas, como o aniversário da cidade que conta com shows nacioanais e locais, a corrida de motocross e a corrida de cavalo, além da temporada de praia que é o maior evento local.

Ver mais